Diligência e vida profissional

Diligência e vida profissional

Em um mercado de trabalho exigente, ter qualidades que o colocarão em destaque é de suma importância para ser um profissional reconhecido. Entre estas qualidades a “diligência” pode ser essencial para tanto.

Por definição, diligência é sinônimo de “cuidado ativo; zelo; rapidez; providência; investigação”, portanto, o diligente é atencioso, cauteloso, aplicado e rápido. Outra definição de diligência possível seria “uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência”.

O diligente se antecipa nas resoluções das atividades dadas fazendo-as com excelência.

Quando buscamos uma referência, é importante optar sempre pela mais confiável e segura. Dos livros buscamos os “Best Sellers”, por exemplo.

Há então, os “Best Sellers” mundiais, dentro destes, o que está em primeiro lugar há 50 anos, mostra 3,9 bilhões de exemplares vendidos em todo mundo, sendo que, o na segunda posição, mostra 200 milhões de exemplares vendidos, uma diferença bastante considerável, correto?

E qual seria este “Best Seller Mundial número 1”? Resposta: A “Bíblia Sagrada”, por isso e muito mais, encontramos nela, a mais importante referência para todas as áreas da vida, inclusive para a profissional

Então, perceba, por exemplo, o que diz este versículo da Biblia sobre diligência:

Provérbios 22: 29- “Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte”.

Ou seja, o destino do diligente não é a companhia de pessoas obscuras e insignificantes. Temos aqui o “rico e sábio rei Salomão ensinando como progredir econômica e profissionalmente no mundo, trata-se de uma condição que DEUS estabeleceu para que os seus filhos pudessem impactar o mundo através do trabalho feito com esforço e atenção”.

É importante destacar que ao ser contratado por uma Organização, esta, neste momento, comprou o tempo do contratado, devendo este por isto, usá-lo em benefício da “Entidade” contratante conforme orientações de seus superiores imediatos, “remindo o tempo”, isto é, dando valor a este tempo, ocupando-o com atividades pertinentes.

Note outro versículo da Bíblia Sagrada:

Efésios 5: 16a- “Remindo o tempo”.

“Remir” seria o mesmo que “capitalizar”, e, “capitalizar” pode ser entendido como “dar valor a…”.

Quando nos aplicamos habitualmente no desenvolvimento de uma atividade, buscando conhecimento contínuo sobre esta atividade, tornamo-nos peritos neste algo. O hábito é uma “dádiva do CRIADOR para o homem, pois torna o difícil em fácil pela repetição da execução”.

Observe outro excelente texto bíblico:

Provérbios 27: 23- “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado”.

É de suma importância manter-se atualizado no que se refere à área de atuação escolhida para atuar no mercado de trabalho, buscando conhecimento em livros, participando de palestras e cursos que ajudarão a viabilizar um profissional cada vez mais completo e competente dentro da área própria de atuação, profissional que poderá “conhecer o estado das suas ovelhas”, ou seja, dar o diagnóstico preciso frente a uma demanda em sua expertise.

Por isso, a diligência na execução de atividades e na busca do aperfeiçoamento na área de atuação é uma ferramenta excelente para uma vida profissional eficaz, que gere resultados positivos, não deixando também de aplicá-la no cuidado para com a saúde, tomando as medidas necessárias para ter uma vida saudável, o que também contribuirá para tanto.

O texto bíblico no livro de Êxodo capítulo 20, versículo 13, que diz: “Não matarás”, o sexto Mandamento, para a vida profissional, pode ser aplicado como “não mataremos a nós mesmos”, de que modo? Cuidar da saúde fazendo os exames periódicos, praticar atividades saudáveis, por exemplo, são bons meios para esta finalidade.

Note este texto bíblico sobre saúde física:

III João 1: 2- “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.

Perceba que este texto está discorrendo sobre a importância de estar sadio com relação ao corpo e com boa saúde, imprescindível para o sucesso profissional também.

Tão importante quanto o angario e a forma pela qual os recursos estão chegando a nossas mãos, é o usufruir deles, poupando-os, não os esbanjando, também não sendo avarentos, cabe o equilíbrio neste fim, é importante que o dinheiro seja “servo”, não “senhor”, é relevante usarmos, mas não abusarmos das coisas que o SENHOR DEUS nos dá. Finalizo citando mais um versículo da Bíblia Sagrada neste fim, veja que texto também extraordinário:

Provérbios 10: 4-5- “4. O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. 5. O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha”.

Aqui há um ensino claro sobre “mão diligente” (trabalho), em oposição à “mão enganosa” (preguiça), assim chamada, em parte porque “parece, ou finge fazer alguma coisa, quando, em verdade, nada faz; e em parte porque essas pessoas geralmente se esforçam para se manter por engano e maldade, em vez de fazê-lo com trabalho e diligência honestos”: o primeiro traz riquezas; o último, pobreza. Também demonstra a sabedoria como incluindo planejamento do futuro.

Por isso e tanto mais, é de grande valia sermos diligentes, assim, excelentes “frutos” serão “colhidos”…

Que o SENHOR DEUS nos continue a abençoar!!!

Willian Sousa

Consultor Empresarial

Especialista em Controladoria e Finanças

Fontes de pesquisa:

• Bíblia de Estudo Plenitude;

• Dicionário da língua portuguesa Aurélio, 2009;

• Joseph Benson- Comentário Bíblico- Livro de Provérbios, capítulo 10, versículo 4 (internet);

• letgodbetrue.com;

• Mike Murdock- “O empreendedor fora do comum”;

• Steven K. Scott- “Salomão, o homem mais rico que já existiu”;

• William Douglas- TV CPAD- Mercado de Trabalho;

• www.guiadasemana.com.br.

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários